Xena: A Princesa Guerreira (no original, Xena: Warrior Princess) é uma série de televisão neozelandesa originalmente exibida entre 4 de setembro de 1995 e 18 de junho de 2001.
O programa foi criado em 1995 pelos diretores e produtores Robert Tapert e John Schulian, foi produzida pela Pacific Renaissance Pictures LTDA em parceria com a Universal Studios, foi distribuída pela MCA e internacionalmente pela MCA International. A série narra as aventuras de Xena, uma guerreira que tenta redimir-se de seu passado violento ajudando todas as pessoas, Xena é acompanhada por Gabrielle, cuja história é contada paralelamente durante o seriado.
Xena: Warrior Princess foi uma das séries de maior sucesso da televisão, tendo sendo exibida em cerca de 108 países ao redor mundo. A série foi listada em décimo na lista das 25 Melhores Séries de Culto da História, pela revista TV Guide, sendo também foi a primeira a reunir fãs em todo mundo.
O sucesso do programa lhe deu várias sequências, como livros, quadrinhos, videogames e filmes, sendo que todo ano é realizada a Xenacon, uma convenção para os fãs da série, realizadas ou em Pasadena, nos EUA
Elenco
Durante a série, foram sendo apresentados novos personagens, complementando cada vez mais o elenco: depois de Lawless e O'Connor, o ator Ted Raimi teve mais aparições, com 42 episódios (ele interpretou o personagem Joxer); depois de Raimi, veio o ator Kevin Tod Smith (Ares), com 30 aparições e em seguida vieram Hudson Leick (Callisto) e Karl Urban (Júlio César), com 12 aparições; e Alexandra Tydings (Afrodite) os seguiu de perto, com 11 aparições. A cada temporada eram adicionados novos nomes - na primeira e segunda, Bruce Campbell (Autólycus), David Taylor (Solan), Alison Wall (Minya) e Danielle Cormack (Ephiny) iniciaram suas aparições. Na terceira temporada entraram Marton Csokas (Bórias) e Daniel Sing (Ming T'ien); na quarta, Claire Stansfield (Alti), David Franklin (Brutus), Tim Omundson (Eli), Jennifer Sky (Amarice) e Meighan Desmond (Discórdia) entraram para o elenco; na quinta e sexta temporadas, chegaram Charles Mesure (Miguel), Paris Jefferson (Athena), Adrienne Wilkinson (Eva), Tsianina Joelson (Varia) e Brittney Powell (Brunhilda). No episódio final, a estrela oriental Michelle Ang fez uma participação como Akemi, encerrando a série. A dublagem brasileira ficou por parte de dubladores Sheila Dorfman (Xena), Sylvia Salustti (Gabrielle), Alexandre Moreno (Joxer), Luiz Feier Motta (Ares), Élida L'Astorina (Callisto), Nádia Carvalho (Afrodite) e Hélio Ribeiro (Autólycus).